quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Aplicativos para Smartfones no combate ao câncer de pele: funcionam?

Um estudo recente publicado no JAMA Dermatology testou a eficácia de 4 aplicativos no diagnóstico de melanoma. 3 destes aplicativos usavam análise de imagem digital e outro mandava as imagens para um Dermatologista avaliar. Os 3 primeiros classificaram melanomas, o tipo mais perigoso de câncer de pele,  como lesão benigna em mais de 30% das vezes. O último que envolvia a análise de um especialista se saiu melhor.
Aplicativos na área de saúde para Smartfones são uma tendência atual. Os usuários podem controlar melhor sua saúde com estes aplicativos, além de serem potencialmente lucrativos para seus desenvolvedores e investidores.  Contudo, é necessário cautela. Um diagnóstico equivocado de lesão benigna pode atrasar a procura por um atendimento médico adequado.

Então não devo usar aplicativos para ajudar no combate ao câncer de pele?

Não é bem assim, existem aplicativos muito interessantes. Existem pesquisas na tentativa de transformar o smartfone num aparelho capaz de medir exposição à radiação ultravioleta. Existem aplicativos que informam o índice UV, aplicativos educando sobre sintomas do câncer de pele e educando sobre uso de protetor solar.
Conclusão: Aplicativos com o caráter educativo tem grande valia, aplicativos que tentam substituir o médico devem ser usados com grande cautela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário